FALE CONOSCO

"Nosso trabalho é voltado para o autoconhecimento,
para o indivíduo, ser único, em busca de sua autorrealização¨.

FALE CONOSCO:
sergiokizirian@hotmail.com
Fones: (71) 9220-9366 - (71) 8702-2422
Salvador - Bahia

quarta-feira, 4 de julho de 2012

E.F.T - TÉCNICAS DE LIBERTAÇÃO EMOCIONAL



O primeiro contato que tive com a EFT-Emotional Freedom Techniques (Técnicas de Libertação Emocional) foi numa palestra sobre "Depressão e Ansiedade" que assisti no G.E.M.B.



De início achei a técnica muito interessante, pois reunia elementos da acupuntura, do-in, neurolinguística e psicologia, de uma forma bastante simples e prática. E, à medida que fui utilizando a técnica e fazendo os exercícios, percebi resultados cada vez mais surpreendentes.


Ao tocar os pontos e repetir as afirmações, pude observar meus estados emocionais mudarem, alterando-se para algo realmente muito melhor, o que foi fantástico para o momento que eu estava vivenciando.


Àpartir daí, passei a pesquisar a EFT com muito mais seriedade. E, como mencionei no meu artigo sobre meditação, as novas técnicas vão surgindo e ajudando-nos a solucionar problemas, de forma cada vez mais prática para nossa realidade atual.


A EFT foi “criada” por Gary Craig, um engenheiro norte-americano e teve suas origens na TFT - Thought Field Therapy do Dr. Callahan, uma técnica bem mais complexa e com sequências muito rigorosas, as quais Craig questionou e readaptou.

Na minha prática, tenho usado os cristais para tocar os pontos propostos pela EFT uma vez que os utilizo no meu dia a dia, há pelo menos vinte anos. 




Existe uma “sequência curta”, como é chamada a forma de trabalhar nove pontos no corpo:

  1. na lateral das mãos (ponto do karatê)
  2. no topo da cabeça
  3. no ponto interno das sobrancelhas
  4. no ponto externo das sobrancelhas
  5. abaixo do olho
  6. abaixo do nariz
  7. abaixo da boca
  8. abaixo da clavícula
  9. na lateral do tórax, abaixo das axilas. 

A EFT tem mostrado excelentes resultados como terapia auxiliar no tratamento da depressão, síndrome do pânico, falta de concentração, falta de motivação, dependência química e dependência psicológica.  



Texto: Sérgio Kizirian
Imagens da internet



Nenhum comentário:

Postar um comentário