FALE CONOSCO

"Nosso trabalho é voltado para o autoconhecimento,
para o indivíduo, ser único, em busca de sua autorrealização¨.

FALE CONOSCO:
sergiokizirian@hotmail.com
Fones: (71) 9220-9366 - (71) 8702-2422
Salvador - Bahia

segunda-feira, 25 de junho de 2012

O que é Meditação




Meditar significa antes de tudo, “dizer-me a mim mesmo”.

Quando damos uma ordem à nossa mente, dominando assim o que se passa em nossos pensamentos, estamos “meditando” – eu “me dito”, digo a mim mesmo, o que quero ou não quero pensar.

Passamos do estado de “sermos pensados” para o de “sermos os pensadores”.

Simples assim, meditar é perceber que existem pensamentos independentes e, que fluem de maneira autônoma, roubando nossa atenção do momento presente e nossas energias, pois, normalmente, tais pensamentos geram emoções que, por sua vez, drenam nossas forças vitais conscientes, nos distraindo e nos afastam de “nós mesmos”.

Existem técnicas milenares de meditação, vindas principalmente da Índia e de diversas culturas orientais. Porém, na prática, percebemos que cada técnica é eficaz para um tipo de pessoa, de acordo com sua cultura e sua realidade cotidiana.

Hoje, devido às necessidades práticas do indivíduo que vive dentro de uma sociedade – e não dentro de um monastério – vemos surgir inúmeras “novas formas” de meditação, bem mais coerentes e eficientes para a realidade atual. Os nomes das novas técnicas se multiplicam, normalmente por questões mais comerciais do que filosóficas. Porém, gerando extraordinários benefícios para pessoas das mais diversas faixas etárias e padrões sociais. O que justifica tais adaptações.

Existem, porém, alguns princípios básicos que precisam ser observados, para que a meditação não se torne apenas um relaxamento ou um momento de lazer fantasioso.

  • Observar que existem pensamentos,
  • Perceber-se além deles,
  • Colocar-se como “observador”  (eu penso dentro de minha mente)
  • Postura e respiração são importantes, principalmente para o autocentrar-se.

A música ambiente e a recitação de mantras são uma questão puramente pessoal, podendo ser totalmente dispensas, bem como a utilização de velas e incensos, que na realidade possuem outras finalidades, independentes do ato de meditar.


Texto: Sérgio Kizirian
Imagens da Internet









Nenhum comentário:

Postar um comentário